O que é câncer infantil
Os casos de câncer em crianças e adolescentes são, muitas vezes, o resultado de alterações genéticas que acontecem precocemente durante a vida, durante a gestação ou herdada dos pais. Ao contrário da maioria dos casos em adultos, o câncer infantil não está relacionado ao estilo de vida e a fatores de risco ambientais.
O efeito do tratamento oncológico em crianças.
O organismo de uma criança ou adolescente tende a lidar melhor com os tratamentos do que o de um adulto. Isso porque não apresentam muitos dos problemas de saúde que os adultos podem ter, gerados por hábitos de vida ou causas ocupacionais, e que podem agravar com o tratamento do câncer.
Por outro lado, crianças em desenvolvimento são mais suscetíveis aos efeitos colaterais de alguns tipos de tratamentos. Por exemplo, a radioterapia, pode provocar efeitos colaterais a longo prazo, levando à necessidade de um cuidado especial para o resto da vida.
Por conta das especificidades do câncer infantil, o ideal é que a criança possa ser tratada em centros especializados de atendimento oncológico pediátrico. Esses centros possuem equipes de profissionais especializados no atendimento infantil, capazes de atender as necessidades específicas das crianças e adolescentes com câncer. Essas equipes incluem pediatras, oncologistas pediátricos, cirurgiões, radiooncologistas, patologistas, enfermeiros pediátricos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.
O atendimento dessas equipes multidisciplinares também podem se estender aos familiares do paciente infantil pois sempre que uma criança é diagnosticada com câncer, cada membro da família é afetado em quase todos os aspectos da vida..
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.