O que é o coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença denominada coronavírus COVID-19.
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.
O novo coronavírus está provocando a doença COVID-19, o que causa um importante impacto em muitas pessoas, incluindo os pacientes com câncer, seus familiares e cuidadores. Pacientes com câncer estão entre aqueles com alto risco de doenças graves devido a uma infecção porque seus sistemas imunológicos estão frequentemente enfraquecidos pelo câncer e seus tratamentos. A maioria dos pacientes tratados no passado (há alguns anos) provavelmente tem uma função imunológica normal, mas cada pessoa é diferente. É importante que todos os pacientes com câncer e ex-pacientes, estejam em tratamento ou não, conversem com um médico que entenda sua situação e histórico clínico.
Também é importante que os pacientes e seus cuidadores tomem precauções para diminuir o risco de contrair COVID-19. O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) tem recomendações específicas para pacientes em risco de doenças graves, incluindo infecção por coronavírus e a COVID-19.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a disseminação do coronavírus e a COVID-19 atingiu o nível de pandemia. O CDC descreve uma pandemia como uma epidemia que se espalhou por vários países ou continentes, afetando um grande número de pessoas. A grande maioria dos casos iniciais ocorreu na China, mas outros países, incluindo Coréia do Sul, Irã e Itália, também tiveram uma expansão significativa da COVID-19. Esse novo coronavírus também se espalhou pelos Estados Unidos e pelo Brasil. As autoridades de saúde recomendam que as pessoas fiquem em casa o máximo possível, incluindo trabalho e educação em casa, para diminuir a propagação do vírus.
Embora as notícias sobre essa pandemia estejam mudando diariamente, conhecer alguns fatos básicos sobre o que pode e o que não pode ser feito para evitar o adoecimento é muito importante e empoderador.
Como o vírus se espalha?
O vírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa:
- Quando alguém infectado tosse ou espirra, o vírus pode se espalhar nas gotículas expelidas durante a tosse ou espirro.
- Essas gotículas podem chegar à boca ou ao nariz de pessoas que estão em contato próximo (aproximadamente 1,80 m de distância), o que pode levar a uma contaminação pelo coronavírus e posteriormente infecção, com probabilidade de desenvolver a doença da COVID-19.
Essas gotículas também podem pousar em superfícies nas quais as pessoas podem tocar. Isso pode levar a uma infecção se uma pessoa posteriormente levar a mão à boca ou ao nariz.
A OMS afirma que os estudos sugerem que os coronavírus podem sobreviver nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Se você acredita que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante simples ou álcool 70% para eliminar o vírus. Proteja a si e aos outros!
Fonte: American Cancer Society (30/03/2020)