O que são genes?
A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes. As células humanas contêm 23 pares de cromossomos – um par de cromossomos sexual (XX nas mulheres ou XY nos homens), mais 22 pares de cromossomos não sexuais denominados autossomos. Os espermatozoides e os óvulos contêm apenas metade deles, ou seja, 23 cromossomos. Os cromossomos são transmitidos dos pais para os filhos por meio do esperma e óvulos. Um cromossomo de cada par é herdado da mãe e o outro do pai. Isto explica porque as crianças se parecem com seus pais, e porque podem ter uma tendência a desenvolver determinadas doenças hereditárias.
Uma célula usa seus genes seletivamente; ou seja, pode ligar (ou ativar) os genes que precisa no momento certo e desligar outros genes quando não precisa. Todas as células do corpo (exceto óvulo e espermatozoide) contêm os mesmos genes. Ativando alguns genes e desativando outros é como uma célula torna-se especializada, isto é, como a célula se torna uma célula muscular e não uma célula óssea. Alguns genes ficam ativos o tempo todo para produzir as proteínas necessárias para as funções básicas da célula. Outros são desligados quando terminam sua função, podendo reiniciar sua atividade, se necessário, posteriormente.
Genes Dominantes x Genes Recessivos
Nós temos 2 cópias da maioria dos genes, um herdado de cada progenitor. Para alguns genes somente uma cópia é necessária para ter determinada função ou doença (em genética isto é chamado de traço, sendo um dominante e outro recessivo. Por exemplo, o gene para olhos castanhos é dominante, enquanto o gene para olhos azuis é recessivo, então se você recebe uma cópia do gene do olho castanho de um pai e uma cópia do gene do olho azul da mãe, você terá olhos castanhos. Só terá olhos azuis se você tiver 2 cópias do gene do olho azul (um de cada progenitor). Esta classificação também se aplica às mutações do gene.
Genes ligados ao Cromossomo X
As coisas são um pouco diferentes em termos de genes no cromossomo X. Normalmente, temos 2 cromossomos sexuais, as mulheres dois cromossomos X, enquanto os homens têm um cromossomo X e um Y. Se o cromossomo Y contém diferentes genes que o cromossomo X, os homens têm apenas uma cópia dos genes do cromossomo X. Algumas doenças/condições são causadas por genes no cromossomo X. No caso do daltonismo, uma mulher tem que ter 2 cópias do gene (um em cada cromossomo X) para ter a condição. No caso do homem, ele só tem que ter o gene no seu cromossomo X. Doenças e condições como estas são denominadas de ligadas ao cromossomo X e são mais frequentes em homens.
- Quem deve fazer Testes Genéticos?
- Câncer Hereditário
- Aconselhamento Genético e Avaliação de Riscos
- Quem pode ajudar as Pessoas a compreender os Resultados do Teste Genético?
- O que os Resultados do Teste Genético significam?
- Como o teste genético é feito?
- Quem deve considerar fazer um exame para risco de câncer genético?
- O que é Teste Genético?
- Como os Genes podem ajudar no Diagnóstico e Tratamento do Câncer
- Oncogenes e Genes Supressores do Tumor
- Alterações nos Genes