O sistema linfático
O sistema linfático faz parte do sistema imunológico, que ajuda a combater infecções e algumas outras doenças. O sistema linfático tem como função transportar a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea
Linfócitos
A maioria das células no tecido linfoide são linfócitos, um tipo de glóbulo branco. Os principais tipos de linfócitos são:
- Linfócitos B. Produzem os anticorpos que protegem o organismo de bactérias e vírus. Os anticorpos se ligam aos germes, marcando-os para serem destruídos por outras células do sistema imunológico.
- Linfócitos T. Existem vários tipos de células T, com funções distintas. Algumas células T destroem germes ou células anormais no corpo. Outras estimulam ou retardam a atividade de outras células do sistema imunológico.
Ambos os tipos de linfócitos podem se desenvolver em células linfomatosas. Na pele, os linfomas de células T são mais frequentes que os linfomas de células B.
Os pesquisadores podem distinguir as células B e as células T, utilizando testes de laboratório que detectam determinadas proteínas e características do DNA nas superfícies das células. Esses testes, também, podem reconhecer vários estágios do desenvolvimento de células B e células T. Isso ajuda aos médicos a diagnosticar o tipo de linfoma que uma pessoa tem, o que ajuda a determinar as opções de tratamento.
Tecido linfoide
A maioria dos linfócitos está localizada nos gânglios linfáticos (linfonodos). Os linfonodos estão interligados uns aos outros pelos vasos linfáticos, que transportam a linfa.
Os linfócitos podem ser encontrados no sangue e nos tecidos linfoides em muitos outros lugares do corpo, incluindo:
- Baço.
- Medula óssea.
- Timo.
- Adenoides e amígdalas.
- Trato digestivo.
- Pele.
- Outros órgãos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.