O sistema nervoso central
O cérebro é o centro do pensamento, sentimento, memória, fala, visão, audição, movimento, entre outras importantes funções. A medula espinhal e os nervos cranianos transmitem sinais entre o cérebro e o corpo. Esses sinais chegam aos músculos, aos sentidos e coordenam as funções dos órgãos internos.
O cérebro é protegido pelos ossos do crânio. Da mesma forma, a medula espinal é protegida pelas vértebras da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são cercados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR). O LCR é produzido pelo plexo coroide, que está localizado nos ventrículos. Tanto os ventrículos, como os espaços em torno do cérebro e da medula espinhal são preenchidos com LCR.
Estruturas do sistema nervoso central
As principais áreas do sistema nervoso incluem o cérebro, cerebelo e tronco cerebral. Cada uma destas partes tem uma função especial.
- Cérebro. O cérebro é a maior parte do sistema nervoso. É dividido em duas metades, os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais controlam o movimento, o pensamento, a memória, as emoções, os sentidos e a fala.
- Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários. Lesões em sua estrutura podem levar à falta de coordenação dos movimentos, perda do equilíbrio, diminuição do tônus da musculatura esquelética, problemas de deglutição ou sincronização dos movimentos oculares, e alteração do ritmo da fala.
- Tronco cerebral. O tronco cerebral ou tronco encefálico está situado entre a medula espinhal e o cérebro. É a área do sistema nervoso responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e batimentos cardíacos. Tumores nesta região podem causar fraqueza, visão dupla, rigidez muscular, ou problemas com a sensibilidade, movimento dos olhos, audição, movimento facial, coordenação dos pés ou deglutição.
- Nervos cranianos. Os nervos cranianos se conectam com o encéfalo. A maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e óptico, que se ligam respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo. Os tumores que começam nos nervos cranianos podem causar problemas de visão, problemas de deglutição, perda de audição, paralisia facial, dormência ou dor.
- Medula espinhal. A medula espinhal está composta por todas as fibras nervosas que descem desde o cérebro. Alguns tipos de tumores cerebrais podem apresentar metástase à medula espinhal. O tumor na medula espinhal pressiona os nervos e pode causar diferentes sintomas dependendo de sua localização o que pode incluir fraqueza, paralisia ou dormência.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.