O Trato Gastrointestinal
Os tumores estromais gastrointestinais (GIST) são cânceres pouco frequentes que se originam em células especiais na parede do trato gastrointestinal (GI). Para entender os GISTs, é importante saber a estrutura e função do trato GI.
Como funciona o trato gastrointestinal (GI)
O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resíduos sólidos. Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago. O esôfago se junta ao estômago logo abaixo do diafragma.
O estômago é um órgão semelhante a um saco que ajuda o processo digestivo misturando a comida com os sucos gástricos. Os alimentos e sucos gástricos são então esvaziados no intestino delgado. O intestino delgado, com cerca de 6 metros de comprimento, continua quebrando os alimentos e absorve a maioria dos nutrientes à corrente sanguínea.
O intestino delgado se une ao intestino grosso, cuja primeira parte é o cólon, um tubo muscular com cerca de um metro e meio de comprimento. O cólon absorve a água e os nutrientes minerais da matéria alimentar restante. O resíduo deixado após esse processo são as fezes, que entram no reto, onde são armazenadas até serem eliminadas para fora do corpo através do ânus.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/12/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.