O
Glossário de termos utilizados neste portal:
"-Oma". A terminação "-oma" significa tumor ou inchaço, e a primeira parte da palavra significa que tipo de célula está envolvida. Por exemplo, carcinoma é um câncer que começa na pele ou no revestimento dos órgãos. Os sarcomas começam no tecido conjuntivo, como ossos, gordura e vasos sanguíneos. Linfoma e mieloma são cânceres que atacam o sistema imunológico. O glioblastoma é um tumor no sistema nervoso central.
Objetivos do estudo (End point). É o que o protocolo está tentando responder ou descobrir. Na essência, é a meta do protocolo. É cientificamente importante que os objetivos sejam escolhidos e claramente definidos. Toxicidade, taxa de resposta e taxa de sobrevida são objetivos comuns do protocolo.
Octreotide. Medicamento semelhante à somatostatina. Octreotide é usado para tratar certos tipos de tumores como os endócrinos e carcinoides.
Off label. Descreve o uso de um medicamento prescrito para o tratamento de uma doença ou condição para a qual o medicamento não foi aprovado. Que não tem indicação em bula.
Oncogene. Gene que normalmente dirige o crescimento celular. Se alterado, um oncogene pode promover ou permitir o crescimento descontrolado do câncer. Essas alterações podem ser hereditárias ou causadas por uma exposição ambiental a agentes cancerígenos.
Oncologia. Estudo do câncer.
Oncologista. Médico especializado no tratamento do câncer.
Ooforectomia. Cirurgia para remover um ou ambos os ovários.
Ooforectomia profilática. Cirurgia para reduzir o risco de câncer de ovário por meio da remoção dos ovários antes que a doença se desenvolva.
Operável. Descreve uma condição que pode ser tratada com cirurgia.
Opioide. Substância utilizada para tratar dor de moderada a severa. Os opióides são similares aos opiáceos, como morfina e codeína, mas não são produzidos a partir do ópio. Opióides se ligam a receptores opióides no sistema nervoso central. Opióides costumam ser chamados de narcóticos. Um opioide é um tipo de alcaloide.
Órgão. Os órgãos são formados pelo agrupamento dos tecidos, que por sua vez são formados pelo agrupamento de células, e desempenham uma função específica. Por exemplo, o coração, o pulmão, o fígado.
Orquiectomia. Cirurgia para remover um ou ambos os testículos.
Ostomia. Cirurgia para criar uma abertura (estoma) a partir de uma área do interior do corpo para o exterior. Colostomia e urostomia são tipos de ostomias
Ovário. Cada um dos dois órgãos de glândulas reprodutivas femininas. Os ovários estão localizados na pelve, um em cada lado do útero.
Ovariano. Relativo aos ovários.