Objetivos da radioterapia
A radioterapia pode ser utilizada para o tratamento do câncer com diferentes objetivos.
- Curativo
Quando há a possibilidade de cura da doença a radioterapia tem importante papel tanto isoladamente, como no caso de tumores iniciais sensíveis ao tratamento, quanto associada a outros tratamentos.
- Para impedir a recidiva da doença
A radioterapia pode ser administrada como tratamento adjuvante, isto é, após a cirurgia ou depois de outras opções terapêuticas, como a quimioterapia, para destruir possíveis células remanescentes não são visíveis em exames de imagem. Por outro lado, existem regiões do organismo como o cérebro, por exemplo, que eventualmente podem apresentar disseminação da doença (metástases) e que são tratadas de forma profilática, evitando assim que se transformem em tumores.
- Paliativo
Embora não haja possibilidade de cura da doença, é possível proporcionar qualidade de vida aos pacientes. Nesses casos, a radioterapia alivia sintomas tanto no sítio primário como à distância (metástase) como dor, dificuldade de deglutição, problemas respiratórios, obstrução intestinal, compressão ou sangramento que podem ser provocados quando a doença se encontra avançada.
Texto originalmente publicado nos sites American Cancer Society (27/12/2019) e Cancer.net (08/2020), livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.