Oncoguia contribui em consulta pública de leucemia

O Oncoguia enviou a sua contribuição nas Consultas Públicas 64 da Conitec para incorporação do medicamento ponatinibe para o tratamento de resgate de pacientes com leucemia mieloide crônica em que houve falha aos inibidores de tirosina quinase de segunda geração.
O Oncoguia realizou contribuição na Consulta Pública com o respaldo do nosso Comitê Científico e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Em 2023, a Conitec avaliou a tecnologia e recomendou sua não incorporação ao SUS, alegando falta de evidências suficientes. No entanto, nesta nova avaliação, foram apresentadas evidências mais robustas e recentes, como os estudos OPTIC e PACE (Jabbour et al., 2024), que comprovam a eficácia, efetividade e segurança da tecnologia, especialmente na redução do risco de progressão da doença.
O estudo OPTIC, por exemplo, demonstrou que a dosagem ajustada com base na resposta do paciente reduziu significativamente eventos adversos, como cardiovasculares, sendo uma opção segura e eficaz para pacientes com LMC resistente a ITQs de segunda linha.
Também chamamos atenção que o SUS não dispõe de alternativas eficazes para pacientes em terceira linha, criando um vazio assistencial para uma população com alto risco de progressão para formas mais graves da doença, onde a sobrevida média é de apenas seis meses.
Leia na íntegra a contribuição do Oncoguia para a consulta pública 64/2024 aqui.
Agora, a Conitec vai analisar as contribuições enviadas e publicar sua recomendação final. Continuaremos acompanhando este processo e trazendo atualizações para vocês quanto à sua incorporação no SUS.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.