Oncoguia contribui em Protocolo de câncer colorretal do SUS

O Oncoguia vem trabalhando pela melhoria do cuidado oncológico ofertado pelo SUS e, nesse sentido, buscando que as diretrizes e protocolos do sistema público estejam atualizados e condizentes com o melhor da prática clínica. Nesse sentido, o Oncoguia liderou a formação de um Comitê de Especialistas para formulação conjunta de uma contribuição na Consulta Pública (CP nº 34/2024) do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de  Adenocarcinoma de Cólon e Reto. 

Foi então formado um grupo de 09 especialistas, todos expoentes em suas áreas de atuação envolvendo o cuidado com o paciente com câncer colorretal, desde cirurgiões, oncologistas clínicos, radiologistas e lideranças na defesa dos pacientes oncológicos. O grupo discutiu a proposta de PCDT e realizou contribuições para melhoria do texto de forma a ofertar no SUS o melhor cuidado para esses pacientes. 

A partir dessa discussão, foram levantados 4 principais pontos que necessitam de alterações no texto apresentado:

1 - A necessidade de inclusão de diretrizes para o rastreamento do câncer colorretal, que é uma medida essencial para garantir o diagnóstico precoce dos pacientes. Em 2023 o Oncoguia submeteu à Conitec um dossiê referente à ampliação de uso da pesquisa de sangue oculto nas fezes para o rastreamento de câncer colorretal. 

2- É necessário frisar a importância da utilização de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas sempre que possível, assim como incluir diretrizes sobre pré-habilitação (física e nutricional) de pacientes para cirurgias.

3- É essencial dar mais clareza sobre quais tratamentos são indicados para pacientes com câncer de cólon, e quais são indicados para pacientes com câncer de reto

4- Reavaliação por parte da Conitec para incorporação de tecnologias anti-PD1 e anti-EGFR. Hoje, as imunoterapias são as únicas tecnologias que representam potencial curativo para pacientes com câncer de cólon e reto avançado ou metastático.

Participaram desse comitê e da construção do documento os seguintes especialistas:

  • Alexandre Ferreira Oliveira, Diretor científico da SBCO, Diretor do Setor IV do CBC, Membro da Câmara Técnica de Cirurgia Oncológica do CFM, Membro do Consinca e Professor Associado 4 de Oncologia da UFJF
  • Gustavo Fernandes, Diretor Geral da Oncologia da Rede DASA; Ex-Advanced Clinical Fellow (MSKCC) e Ex-Presidente da SBOC
  • Karina Moutinho Vasconcelos, Coordenadora médica do departamento de radioterapia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo- ICESP, Diretora de Operações em Radioterapia na Oncologia Rede D’Or São Luiz e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Radioterapia 
  • Luciana Holtz, psico-oncologista, especialista em Bioética, Fundadora e presidente do Instituto Oncoguia
  • Luiz Sérgio Pereira Grillo Júnior, Médico Radiologista e Radiologista Intervencionista, Diretor de Defesa Profissional da SOBRICE, MBA em gestão de serviços de Saúde pela FGV
  • Maria Ignez Braghiroli, Médica oncologista clínica formada pela Universidade de São Paulo com especialização em tumores gastrointestinais pelo Memorial Sloan Kettering em NY. Oncologista Clínica do ICESP e Rede D' Or, coordenadora da residência em Oncologia da Rede D'Or São Paulo.
  • Paulo Hoff, Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina USP (FMUSP); Membro Titular da Academia Nacional de Medicina; Titular da Cadeira nº 58 e Presidente da Oncologia D’Or;
  • Renata D'Alpino Peixoto, Oncologista do BC Cancer Agency, Vancouver, Canadá e Diretora científica do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais
  • Rodrigo Nascimento Pinheiro, MD, MBA, MSc, PhD, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - SBCO; Supervisor da Residência Médica em Cirurgia Oncológica do Hospital de Base do Distrito Federal.

Leia na íntegra a contribuição do Oncoguia aqui.

Agora, a Conitec vai analisar as contribuições enviadas e publicar o protocolo final. Continuaremos acompanhando este processo e trazendo atualizações para vocês quanto à sua incorporação no SUS.

Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia. 
 

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho