Oncoguia debaterá financiamento da oncologia no Brasil
O que houve?
A deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou o Requerimento n° 280/19, solicitando a inclusão do Instituto Oncoguia na audiência pública objeto do Requerimento n° 276/19, de sua autoria.
A audiência tem como objetivo discutir a forma de financiamento e organização da política de oncologia do Brasil. De acordo com a deputada, a descentralização é uma das bases fundamentais do Sistema Único de Saúde. “Essa característica também está refletida no financiamento do sistema. Nesse contexto, o desembolso para atenção oncológica possui algumas particularidades”, explicou. Por isso, foi solicitada a realização de audiência pública para debater o tema.
Serão incluídos na discussão os seguintes participantes:
- Representante da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
- Representante do Instituto Oncoguia.
- Representante do Instituto Nacional de Câncer – INCA.
Já constavam como convidados:
- Sr. Alberto Beltrame - presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS).
- Sr. Heber Bernarde - assessor técnico do CONASS e coordenador da Câmara de Assistência Farmacêutica.
- Presidente da UNACON Goiás.
- Presidente do Hospital Araujo Jorge - Instituição habilitada como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) pelo Ministério da Saúde.
- Sr. Roney Pereira Pinto - diretor do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Estado de Goiás.
- Sr. Felipe de Oliviera S. Santos - coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.
E agora?
O Requerimento n° 280/19 aguarda análise na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. A data para realização da audiência será definida posteriormente.