Oncoguia é o destaque de novembro na camisa do Vedacit Vôlei Guarulhos
No mês mundial de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul, o Oncoguia é a ONG em destaque na camisa do líbero do Vedacit Vôlei Guarulhos. Tipo mais comum da doença entre os homens, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), uma pessoa morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, responsável por 28,6% dos casos de óbito da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Por isso, a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce é fundamental.
Mensalmente, o uniforme do líbero estampa uma ONG diferente e muda de cor conforme a causa apoiada. Há 12 anos o Oncoguia apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.
Para Luciana Holtz, fundadora e presidente do Oncoguia, essa é uma ótima iniciativa para chegar mais cedo perto das pessoas e aumentar a conscientização sobre a saúde e sobre o câncer de próstata. "Os homens não aprenderam a se cuidar, por isso campanhas de conscientização contando com o envolvimento do esporte são tão fundamentais”. afirma Luciana.
O executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, Luis Fernando Guggenberger, ressalta como a parceria contribui para ampliar a visibilidade das instituições. “Aproveitar a popularidade do esporte é fundamental para fomentar novas oportunidades de parcerias e investimentos para essas organizações”.
Ao final do mês, a camisa azul será autografada pelos jogadores e doada para a ONG. “A preocupação com o bem-estar físico e mental das pessoas faz parte do propósito da Vedacit. Promover ações de saúde pública, como a detecção precoce do câncer é um tema de importância nacional, no qual só teremos um impacto real se todos nos unirmos para solucioná-lo”, afirma Luis.
No fim da temporada, as camisas utilizadas formarão as cores da bandeira da diversidade, referência que também aparece nas mangas de todos os jogadores, em total conexão com a Jornada de Diversidade e Inclusão promovida pela Vedacit nos últimos anos.
- Dados de câncer estão defasados há 4 anos, dizem especialistas
- Seminário debate nova política de combate ao câncer no SUS
- Luciana Holtz, presidente do Oncoguia: “O câncer está na fila de espera do Brasil e não é tratado de forma prioritária pelo governo”
- Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras
- Exames de rotina: cuidado simples que pode prevenir doenças futuras