Oncoguia participa em CP sobre novas embalagens de cigarros

O Oncoguia enviou sua contribuição na Consulta Pública nº 1274/2024 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata sobre as novas advertências em embalagens de produtos fumígenos.
Nossa proposta é que as novas advertências incluam informações claras sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar, com mensagens motivacionais e orientações sobre os serviços de apoio oferecidos pelo SUS, para aqueles que desejam abandonar o tabagismo. Para fortalecer nosso posicionamento, nos baseamos em dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM).
Ressaltamos que o tabagismo é a principal causa evitável de doenças graves, como cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, bexiga, além de aumentar o risco de outras doenças crônicas. Nossa contribuição visa garantir que as advertências nas embalagens não apenas informem sobre os danos causados pelo tabaco, mas também motivem e orientem sobre os benefícios de parar de fumar divulgando dados sobre saúde física, mental e social, além de informações de como ter acesso ao tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo que oferece acompanhamento médico e psicológico.
As novas advertências nas embalagens devem fornecer informações claras e acessíveis sobre como acessar os tratamentos gratuitos pelo SUS. Isso pode transformar a vida de milhares de brasileiros, prevenindo doenças graves e reduzindo os custos relacionados ao tratamento de doenças associadas ao tabaco.
Leia na íntegra a contribuição do Oncoguia aqui.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia.