Oncoguia ratifica ABHH em consulta sobre Leucemia
O que houve?
No mês de abril esteve em consulta pública a proposta de incorporação do venetoclax para pacientes com diagnóstico recente de Leucemia Mieloide Aguda (LMA) e que, por alguma condição de saúde, não podem ser submetidos ao tratamento de quimioterapia. Na ocasião, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), referência nacional sobre a matéria escopo desta consulta, manifestou-se sobre a proposta.
A entidade solicitou a incorporação do venetoclax em associação com azacitidina (para o tratamento de pacientes recém diagnosticados com LMA, inelegíveis à quimioterapia intensiva, e que não fizeram tratamento quimioterápico ou com hipometilante prévio para síndrome mielodisplásica), e apresentou estudos e parâmetros sobre o tema.
O Instituto Oncoguia ratifica o posicionamento da ABHH, considerando, como citado no parecer elaborado pela entidade, o cenário de gravidade da doença, da necessidade não atendida, das evidências dos estudos apresentados, acrescido do press release divulgado pela Abbvie do estudo de fase III (Viale A) com desfechos primários de SG e RC/RCi favoráveis.
E agora?
As contribuições serão analisadas pela CONITEC que posteriormente publicará relatório contendo sua recomendação final.