ONGs de defesa de direitos do paciente
São organizações sem fins lucrativos que possuem a missão de atuar na defesa dos direitos e interesses de pessoas portadoras de patologias. Essas associações podem atuar sobre algum tipo específico de patologia ou mesmo defender os usuários de serviços de saúde de forma universal, divulgando informações do interesse dos pacientes ou mesmo articulando-se com o Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário), participando de proposições, resoluções de problemas, denúncias e controle de políticas públicas relacionadas à causa. Podem também ter abrangência nacional, estadual ou municipal.
O Instituto Oncoguia é um exemplo de ONG de defesa de direitos. Os pacientes com câncer encontram no Oncoguia informações precisas sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, qualidade de vida, pesquisa clínica, direitos dos pacientes, entre outros assuntos que envolvem o universo oncológico.
Além do trabalho desenvolvido para a alimentação do portal com informações úteis e confiáveis ao paciente, familiar e profissionais de saúde, o Oncoguia desenvolve diversas ações de incidência em políticas públicas e projetos específicos relacionados à causa, primando pela prestação de um serviço de interesse social de qualidade e efetivo, para todo o país.
Você que é paciente, familiar, amigo de paciente, profissional de saúde, ou um apaixonado pela causa, conte sempre conosco.
- Conferência e conselhos de saúde
- Ministério Público
- Conselho Nacional de Justiça
- Gestores de serviços de saúde
- Ouvidorias da saúde
- Conselhos de fiscalização profissional
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
- Poder Legislativo e Tribunal de Contas
- Imprensa
- Audiências públicas
- Consultas públicas
- Lei de acesso à informação