Os pulmões
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em três partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
Quando uma pessoa inspira, o ar entra pela boca ou nariz e chega até os pulmões através da traqueia. A traqueia se divide em dois brônquios principais, que por sua vez se subdividem em ramos menores denominados bronquíolos. No final dos bronquíolos existem pequenos sacos de ar denominados alvéolos.
Vasos sanguíneos minúsculos passam pelos alvéolos. Eles absorvem o oxigênio do ar inalado para a corrente sanguínea e liberam o dióxido de carbono do corpo para dentro dos alvéolos. O dióxido de carbono que é uma substância tóxica para o organismo, é retirado do corpo no momento da expiração. Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões.
Os cânceres de pulmão geralmente começam nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos ou alvéolos.
Um revestimento fino denominado pleura envolve os pulmões. A pleura protege os pulmões e os ajuda a deslizar dentro da caixa torácica à medida que se expandem e contraem durante a respiração.
Na parte inferior dos pulmões, um músculo em forma de cúpula, denominado diafragma separa o tórax do abdômen. Quando a pessoa respira, o diafragma se move para cima e para baixo, expandindo e contraindo-os, permitindo que o ar circule para dentro e para fora dos pulmões.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/01/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.