Outros exames para diagnóstico do câncer de ovário
Outros exames também podem ser solicitados a pacientes com diagnóstico de câncer de ovário:
- Laparoscopia. Neste procedimento, um laparoscópio, tubo fino e flexível, é inserido na paciente através de uma pequena abertura cirúrgica no abdômen. O laparoscópio tem uma pequena câmera na extremidade, que permite o envio de imagens do interior do abdome para um monitor de televisão, permitindo ao médico uma avaliação atenta da superfície dos órgãos e gânglios linfáticos próximos. A laparoscopia dá uma ampla visão dos órgãos o que possibilita o planejamento da cirurgia ou outros tratamentos, e a confirmação do estadiamento da doença. Além disso, também é possível manipular pequenos instrumentos através da incisão laparoscópica para a realização de biópsias.
- Colonoscopia. Neste exame, é observada toda a extensão do reto e do cólon com um colonoscópio. O colonoscópio tem uma câmera de vídeo na extremidade e está conectado a um monitor para visualização e análise do interior do cólon. O colonoscópio permite a introdução de instrumentos especiais para a remoção (biópsia) de áreas de aspecto suspeito, como, por exemplo, pólipos. Este procedimento é geralmente usado para câncer colorretal.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 03/04/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Aconselhamento genético para pacientes com câncer de ovário
- Taxa de sobrevida para câncer de ovário
- Exames de sangue para diagnóstico do câncer de ovário
- Estadiamento do câncer de ovário
- Biópsia para diagnóstico do câncer de ovário
- Exames de imagem para diagnóstico do câncer de ovário
- Detecção precoce do câncer de ovário
- Sinais e sintomas do câncer de ovário