Participação na atualização do Rol de Procedimentos da ANS
Nível de atuação. Federal.
O que é o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde?
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima, atualmente regulamentada pela RN nº 428/2017 e seus anexos. O Rol garante e torna público o direito assistencial dos beneficiários dos planos de saúde, contemplando os procedimentos considerados indispensáveis ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e eventos em saúde.
Informações essenciais
- Na Saúde Suplementar, a incorporação de novas tecnologias em saúde, regulamentada pela RN nº 439/2018, bem como a definição de regras para sua utilização, é definida pela ANS por meio dos sucessivos ciclos de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que ocorrem a cada dois anos.
- A partir do ciclo de atualização 2019-2020, todos os interessados, pessoas físicas e jurídicas, podem encaminhar propostas de atualização do Rol.
FORMROL
- As propostas de atualização deverão ser encaminhadas à ANS por meio do Formulário Eletrônico de Apresentação de Propostas de Atualização Periódica do Rol (FormRol), disponibilizado por tempo determinado e utilizado como ferramenta para o envio do conjunto de informações e documentos técnicos que constituem os requisitos mínimos para análise de elegibilidade das propostas de atualização do Rol estabelecidos no art. 9º da RN nº 439/2018.
- Para o Ciclo de Atualização 2019-2020, o FormRol esteve disponível para preenchimento no período de 04/02/2019 a 04/05/2019.
COSAÚDE
- Outro importante fórum de participação social é o Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE), de caráter consultivo com atuação relevante no processo de atualização do Rol, para o debate de temas relacionados à atenção à saúde e à regulação assistencial na Saúde Suplementar.
CONSULTAS PÚBLICAS
- As propostas de atualização do Rol elegíveis são submetidas à apreciação pela sociedade.
- Tradicionalmente têm sido realizadas consultas públicas sobre as propostas de atualização do Rol.
- Como já explicado anteriormente, consultas públicas são discussões de temas relevantes, abertas à sociedade, onde a ANS busca subsídios para o processo de tomada de decisão.
- Espera-se assim, tornar as ações governamentais mais democráticas e transparentes.
- A consulta pública deve contar com a participação tanto de cidadãos quanto de setores especializados da sociedade, como sociedades científicas, entidades profissionais, universidades, institutos de pesquisa e representações do setor regulado.
Não se esqueça
- Para cada ciclo de atualização são realizados cronogramas organizativos, com detalhamento das datas de reuniões, consultas públicas, etc.
- Todos os formulários para participação do FormRol e das consultas públicas ficam por tempo limitado disponíveis no site da ANS.
- Confira abaixo o momento de realização de cada etapa do processo de atualização do Rol da ANS:
- Me Guia
- Processo de incorporação de tecnologias na Saúde Suplementar
- Participação no plenário da Conitec
- Participação por meio de enquetes da Conitec
- Participação por meio de audiências públicas da Conitec
- Participação por meio de consultas públicas da Conitec
- Processo de incorporação de tecnologias no SUS
- Ouvidoria do Senado Federal
- Disque-Câmara
- Lei de Acesso à Informação
- Consultas Públicas
- Audiências Públicas
- Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Imprensa
- ONGs de Defesa de Direitos dos Pacientes
- Poder Legislativo e Tribunal de Contas
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- Conselhos de Fiscalização Profissional
- Ouvidorias da Saúde
- Gestores de Serviços de Saúde
- Conselho Nacional de Justiça
- Ministério Público
- Conferência e Conselhos de Saúde
- Participação Social na Saúde Pública e Suplementar
- Participação