Participação por meio de consultas públicas da Conitec
Nível de atuação. Federal.
O que é a CONITEC?
A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
O que é uma consulta pública?
Como já explicamos anteriormente, a consulta pública tem por finalidade promover a participação da sociedade no processo de tomada de decisão nas ações governamentais abrindo a possibilidade de uma ampla discussão sobre diversos temas na área de saúde, permitindo que você participe e contribua na construção do sistema de saúde brasileiro. Por meio da consulta pública, o processo de elaboração do documento é democrático e transparente para a sociedade.
Informações essenciais
- Essa ferramenta de participação social tem como objetivo a ampliação da discussão sobre diversos assuntos e colabora para o embasamento de decisões sobre a formulação e definição de políticas públicas.
- Quando falamos em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) promove a participação da sociedade no processo de tomada de decisão para inclusão de medicamentos e outras tecnologias por meio da disponibilização de suas recomendações em consulta pública por um prazo de 20 dias.
- Excepcionalmente, esse prazo pode ser reduzido para 10 dias em situações de urgência e também pode ser aumentado.
- Para facilitar a participação da sociedade, a Conitec produz relatórios para a sociedade, que são versões resumidas dos relatórios técnicos elaborados numa linguagem simples, facilitando o entendimento do assunto em debate e o posicionamento do paciente e do público em geral.
- Após ler o relatório, os cidadãos podem emitir suas sugestões e comentários sobre a tecnologia avaliada, assim como sobre a recomendação inicial proferida pela Conitec. Essas contribuições devem ser inseridas no formulário eletrônico disponível no portal da Conitec.
- Existem três formulários diferentes disponíveis para consulta pública no site da Conitec:
- Formulário de experiência ou opinião: para considerações sobre experiências práticas com a doença ou com a tecnologia em questão, provenientes tanto de pacientes, cuidadores, amigos, familiares ou profissionais de saúde.
- Formulário de contribuição técnico-científica: para considerações sobre o relatório técnico-científico, para opinar e adicionar novas informações técnicas provenientes de estudos, livros técnicos, etc.
- Formulário de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT): formulário específico para cada tema, cujo objetivo é registrar a opinião de pacientes, cuidadores ou responsáveis pelo paciente, para compreender o que, na sua perspectiva, é fundamental estar contemplado em um protocolo de cuidado para a sua condição. Também possibilita a contribuição técnica pelos profissionais de saúde, associações e interessados no tema, das versões preliminares dos protocolos novos ou em atualização, antes de sua aprovação final no Plenário da Conitec.
- As contribuições são organizadas e inseridas nos relatórios técnicos para análise dos membros do plenário da Conitec.
- Após discutir sobre as evidências científicas, as contribuições recebidas nas consultas públicas e outros aspectos relacionados à ATS, os membros do plenário emitem a recomendação final sobre a tecnologia avaliada.
- O relatório técnico com a recomendação final da Conitec é, então, encaminhado ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), que decide se a tecnologia será incorporada ao SUS.
Não se esqueça
- Sua participação pode contribuir e enriquecer a discussão a respeito da entrada ou não de um novo medicamento ou terapia ao arsenal do Sistema Único de Saúde.
- Faça sua contribuição sempre que se deparar com uma consulta pública que se amolde às suas experiências e expertise.
- Me Guia
- Participação na atualização do Rol de Procedimentos da ANS
- Processo de incorporação de tecnologias na Saúde Suplementar
- Participação no plenário da Conitec
- Participação por meio de enquetes da Conitec
- Participação por meio de audiências públicas da Conitec
- Processo de incorporação de tecnologias no SUS
- Ouvidoria do Senado Federal
- Disque-Câmara
- Lei de Acesso à Informação
- Consultas Públicas
- Audiências Públicas
- Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Imprensa
- ONGs de Defesa de Direitos dos Pacientes
- Poder Legislativo e Tribunal de Contas
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- Conselhos de Fiscalização Profissional
- Ouvidorias da Saúde
- Gestores de Serviços de Saúde
- Conselho Nacional de Justiça
- Ministério Público
- Conferência e Conselhos de Saúde
- Participação Social na Saúde Pública e Suplementar
- Participação