Participando ativamente da escolha do tratamento
"Você terá que ser operado."
"Vamos fazer quimioterapia e radioterapia ao mesmo tempo."
"Você vai precisar de um transplante."
"Faremos quimioterapia antes da cirurgia para diminuir o tamanho do tumor."
"O seu tumor cresceu e precisamos mudar o tratamento."
Você já ouviu alguma dessas frases? E depois de ouvi-las, o que você fez? Você simplesmente aceitou a decisão comunicada pelo médico ou pediu mais informações sobre a sugestão que ele estava dando? De que forma você participa ou participou desses momentos de decisão a respeito do tratamento proposto para o seu caso?
Pois saiba que você pode e deve estar envolvido nessa decisão. Afinal, é da sua vida que estamos falando. Se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas para que você se sinta envolvido nesse momento:
- Compreenda o tipo de tratamento que está sendo proposto pelo seu médico.
- Pergunte a ele se existem outras opções de tratamento e quais são elas.
- Questione qual o objetivo do tratamento proposto.
- Pergunte sobre efeitos colaterais e mudanças que o tratamento poderá ocasionar na sua vida.
- Pergunte sobre o preço do tratamento.
Lembre-se, essas são apenas algumas das perguntas que você pode fazer. Anote outras dúvidas que você tiver e não deixe de compartilhá-las com seu médico.
Faça todas as perguntas que são importantes para você, fale sobre seus objetivos e prioridades, ouça o que ele tem a dizer e reflita sobre as respostas. Converse com pessoas que você confia, pesquise sobre o tratamento proposto, fale com outros pacientes e quando você estiver bem-informado e decidido, comunique sua decisão final ao seu oncologista.
Agora vá em frente, você está pronto para essa nova etapa do seu tratamento tendo a certeza que aquilo que importa para você está sendo considerado.