PL sobre transparência nas filas do SUS recebe novo parecer
O que houve?
A deputada Adriana Ventura apresentou, na Comissão de Seguridade Social e Família ( CSSF ), novo parecer ao PL n° 10.106/17, que dispõe sobre a obrigatoriedade de publicação na internet de listas de pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tal medida foi necessária devido o apensamento nesta proposição do Projeto de Lei n° 5.119/19 que determina que os resultados de exames complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam disponibilizados digitalmente.
O novo parecer da deputada Adriana Ventura contemplou, além das propostas já inseridas no parecer anterior, veja aqui, os seguintes pontos:
-
o novo substitutivo prevê o prazo de 2 anos após a publicação da lei para que as ações dispostas na minuta sejam implementadas; e
-
obriga a publicação dos resultados dos exames complementares realizados, sendo eles acessíveis aos profissionais de saúde assistentes e aos pacientes, mediante uso de senha pessoal.
E agora?
A matéria está pronta para pauta na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
O Oncoguia conta com iniciativa própria de Advocacy apelidada como “Operação Waze” destinada a promover os avanços para garantia do direito ao diagnóstico precoce e à transparência das filas do SUS. O PL n° 10.106/17 faz parte das estratégias utilizadas para que este direito seja efetivado e garantido a toda população.