Como prevenir o sarcoma de Kaposi
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
O sarcoma de Kaposi é causado pelo vírus herpes do sarcoma de Kaposi (SKHV). No momento, não existem vacinas contra o KSHV. Atualmente, procura-se evitar o sarcoma de Kaposi reduzindo a chance das pessoas se infectarem com o vírus, logo de desenvolver a doença.
A maioria dos casos de sarcoma de Kaposi ocorre em pessoas com HIV e AIDS. Tomar medidas para evitar a infecção pelo HIV pode evitar a maioria dos casos de sarcoma de Kaposi:
- Como o HIV pode ser transmitido através de relações sexuais, evitar o sexo desprotegido ajuda a prevenir essas infecções. Muitas pessoas com HIV não sabem que estão infectadas, portanto recomenda-se sempre o uso de preservativo durante qualquer contato sexual.
- Outra forma de diminuir o risco de contrair o HIV é através de medicamentos antivirais (profilaxia pré-exposição).
- O HIV também pode ser transmitido através do uso de agulhas compartilhadas contaminadas. Para as pessoas que usam drogas injetáveis, a maneira mais segura de evitar o HIV é parar de usar. No entanto, algumas pessoas não conseguem parar por conta própria, e nem sempre conseguem ajuda para esse fim. Para essas pessoas, o uso de agulhas e materiais descartáveis pode ajudar a protegê-los.
- As mães infectadas pelo HIV podem transmitir o vírus para seus bebês durante a gestação, nascimento do bebê ou amamentação. Tratar as mães e crianças com drogas anti-HIV e evitar o aleitamento materno pode reduzir o risco dessas infecções.
- No passado, as transfusões de sangue e transplantes de órgãos foram responsáveis por algumas infecções por HIV. Atualmente, esse risco é muito baixo.
As pessoas infectadas com o HIV e o KSHV, tomando determinados medicamentos podem reduzir a chance de desenvolver o sarcoma de Kaposi:
- Pessoas com HIV devem receber tratamento para fortalecer o sistema imunológico, que normalmente inclui a terapia antirretroviral altamente ativa (HAART). A HAART reduz o risco das pessoas com HIV de desenvolver sarcoma de Kaposi (e AIDS). O tratamento de infecções que comumente ocorrem em pessoas com baixa imunidade também diminui a probabilidade de desenvolver sarcoma de Kaposi.
- Pessoas infectadas pelo HIV que tomam medicamentos para tratar infecções do vírus herpes são menos propensas a desenvolver o sarcoma de Kaposi porque estes medicamentos também agem contra o KSHV. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais importantes, de modo que só é administrado para tratar certas infecções, não previnem o sarcoma de Kaposi.
Para as pessoas que têm com risco de desenvolver o sarcoma de Kaposi após um transplante de órgão (sarcoma de Kaposi iatrogênico), o uso de certos tipos de medicamentos imunossupressores, como sirolimus ou everolimus (inibidores de mTOR), pode reduzir as chances da doença e prevenir a rejeição do novo órgão.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/04/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.