Como prevenir o câncer infantil
A prevenção de um câncer consiste no adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de um tumor usando intervenções de eficácia científica comprovada.
No caso dos cânceres infantis, no entanto, não existem fatores de risco relacionados ao estilo de vida conhecidos que possam influenciar e aumentar o risco de uma criança de contrair câncer, diferente da maioria dos cânceres em adultos.
Poucos fatores ambientais, como exposição às radiações, têm sido associados ao desenvolvimento de câncer infantil. Se uma criança é diagnosticada com câncer, é importante saber que é extremamente improvável que existisse qualquer coisa que pudesse ter sido feita para evitá-lo.
Raramente, as crianças herdam alterações genéticas que as tornam propensas a desenvolver um câncer. Nesses casos, os médicos podem indicar uma cirurgia preventiva ou, às vezes, a retirada do órgão antes do aparecimento e desenvolvimento da doença. Mas, essa é uma situação muito rara e que deve ser discutida caso a caso, sempre pesando as vantagens e desvantagens de quaisquer procedimentos a serem adotados.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 28/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.