Como prevenir os tumores cerebrais em crianças
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Os adultos podem diminuir o risco de determinados tipos de câncer com mudanças no estilo de vida, mas neste momento não existem formas conhecidas de prevenir a maioria dos cânceres em crianças.
À exceção da exposição às radiações, não existem causas conhecidas relacionadas com o estilo de vida ou ambientais relacionadas aos tumores cerebrais e da medula espinhal em crianças. Dessa forma, atualmente, não existem formas de se proteger contra a maioria desses tumores.
Para a maioria das crianças com outros tipos de câncer na ou próxima a região da cabeça, a radioterapia pode ser administrada se os benefícios superam o risco de desenvolver um tumor cerebral anos mais tarde. Ainda assim, quando necessário, os médicos limitam a dose de radiação o máximo possível.
Os exames de raios X ou tomografias computadorizadas realizadas antes do nascimento ou durante a infância usam níveis muito mais baixos de radiação do que os usados em tratamento. Se existir algum aumento no risco desses testes, provavelmente será pequeno. A maioria dos médicos não solicita que mulheres grávidas e crianças realizem exames com radiação se não forem absolutamente necessários.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/06/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.