Como prevenir o câncer de próstata
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Peso corporal, atividade física e dieta
Os efeitos do peso corporal, atividade física e dieta no risco de câncer de próstata não são claros, mas existem alguns fatos que podem diminuir esse risco, como:
- Comer mais quantidades e variedades de vegetais e frutas diariamente.
- Ser fisicamente ativo.
- Manter um peso saudável.
Vitaminas, minerais e suplementos
Vitamina E e selênio. Alguns estudos preliminares sugeriram que tomar determinados suplementos vitamínicos ou minerais, como vitamina E ou selênio, poderiam reduzir o risco de câncer de próstata. Entretanto, um grande estudo para avaliar os possíveis efeitos do selênio e da vitamina E sobre o risco do câncer de próstata, mostrou que nem a vitamina E, nem o selênio reduziram o risco do câncer de próstata.
Soja e isoflavonas. Alguns estudos sugerem possíveis efeitos das proteínas de soja (isoflavonas) na redução do risco do câncer de próstata. Atualmente, novos estudos estão avaliando os possíveis efeitos dessas proteínas.
Antes de fazer uso de qualquer vitamina ou suplemento, converse com seu médico sobre seus possíveis riscos e benefícios.
Medicamentos
Alguns medicamentos podem ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata.
Inibidores 5-alfa redutase. A 5-alfa redutase é uma enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), o principal hormônio que causa o crescimento da próstata. Os medicamentos denominados inibidores da 5-alfa redutase, como a finasteride e a dutasteride, impedem que esta enzima produza DHT. Esses medicamentos são atualmente utilizados para tratar a hiperplasia prostática benigna, um crescimento benigno da próstata. Esses medicamentos podem provocar efeitos colaterais, como diminuição do desejo sexual e disfunção erétil (impotência), bem como crescimento do tecido mamário em alguns homens. Mas podem ajudar com problemas urinários da hiperplasia prostática benigna, como, por exemplo, a incontinência urinária.
Ácido acetil salicílico (AAS). Algumas pesquisas sugerem que os homens que tomam AAS diariamente podem ter um risco menor de ter câncer de próstata. Mas são necessárias mais pesquisas para mostrar se os possíveis benefícios superam os riscos, por exemplo, o aumento do risco de sangramento.
Outros medicamentos
Outros medicamentos e suplementos dietéticos que podem reduzir o risco do câncer de próstata já estão sendo estudados em estudos clínicos. No entanto, nenhum outro medicamento ou suplemento foi considerado útil em grandes estudos.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 22/11/2023, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.