Como prevenir o câncer em adolescentes
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
A maioria dos cânceres em adolescentes não têm uma causa conhecida, por isso não se conhecem formas de prevenção para todos os cânceres em adolescentes. No entanto, algumas precauções podem ser tomadas.
Limitando os fatores de risco ambientais e os relacionados com o estilo de vida
Ao contrário de muitos tipos de câncer em adultos, fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como o tabagismo, não são considerados um fator importante para cânceres em adolescentes. Alguns fatores ambientais, como a exposição às radiações, têm sido associados com o aumento de risco de câncer em adolescentes.
Existem algumas ações que podem reduzir o risco de contrair determinados tipos de câncer, por exemplo:
- Não fumar.
- Limitar o tempo de exposição ao sol.
- Se você é sexualmente ativo, limite os parceiros sexuais e pratique sexo seguro, o que pode reduzir o risco de infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Embora os fatores de risco ambientais e relacionados com o estilo de vida não tenham um grande efeito sobre o câncer em adolescentes, a exposição a esses fatores de risco durante a adolescência pode aumentar o risco de uma pessoa ter câncer à medida que envelhece. É importante desenvolver e manter hábitos saudáveis no início da vida, como não fumar, manter um peso saudável, ser ativo fisicamente e ter uma dieta equilibrada. Hábitos saudáveis podem diminuir o risco de muitos outros tipos de problemas de saúde posteriores.
Vacinas para prevenção do câncer
Algumas vacinas podem reduzir o risco de uma pessoa ter câncer. Por exemplo, existem vacinas para prevenir a infecção pelo HPV, o grupo de vírus ligados ao câncer de colo do útero, e alguns outros cânceres. Ainda que estes cânceres sejam mais propensos a se desenvolverem na idade adulta, e não na adolescência, essas vacinas têm melhor efeito se forem administradas antes da pessoa se tornar sexualmente ativa.
As vacinas também podem prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B, que está associada a um risco aumentado de câncer de fígado.
Cirurgia preventiva
Raramente, as pessoas herdam alterações genéticas que fazem com que elas tenham determinados tipos de câncer na infância ou adolescência. Nesses casos algumas pessoas, em decisão conjunta com a equipe médica, podem optar pela cirurgia para remoção de um órgão antes que o câncer tenha a chance de se desenvolver lá. No entanto, isto não é uma prática comum.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/05/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.