Como prevenir o tumor de Wilms
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Embora o risco de câncer em muitos adultos possa ser diminuído com modificações no estilo de vida, não existem maneiras conhecidas para evitar a maioria dos cânceres em crianças.
Os fatores de risco conhecidos para os tumores de Wilms, como idade, raça, gênero e certas condições hereditárias, não podem ser alterados. Não existem causas relacionadas com o estilo de vida ou ambientais conhecidas para os tumores de Wilms, por isso neste momento não existe maneira de se prevenir contra a maioria desses cânceres. Os pesquisadores pensam que esses cânceres são resultado de alterações nas células renais fetais, que não conseguiram se desenvolver em células renais maduras. Mas, isso não parece ser causado por qualquer fator que uma mãe poderia evitar.
Em alguns casos muito raros, como em crianças com síndrome de Denys-Drash é quase certo que desenvolvam tumores de Wilms, pode se recomendar a remoção dos rins precocemente, para posterior realização de transplante renal.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.