Como prevenir a leucemia mielomonocítica crônica (LMMC)
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Como a causa da maioria dos casos de leucemia mielomonocítica crônica (LMMC) não é conhecida, a doença raramente pode ser evitada.
O tratamento do câncer com quimioterapia e radioterapia pode eventualmente causar LMMC. Os pesquisadores estão estudando maneiras de minimizar esse risco em pacientes que receberam esses tratamentos. Em alguns tipos de câncer, os médicos podem evitar o uso de medicamentos quimioterápicos, que são mais propensos a desenvolver a LMMC. Entretanto, para determinados tipos de câncer pode ser necessária a administração desses medicamentos. Muitas vezes, os benefícios óbvios do tratamento de certos tipos de câncer tratados com quimioterapia e radioterapia devem ser equilibrados com a pequena chance de desenvolver LMMC anos mais tarde.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 25/10/2017, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.