Como prevenir a macroglobulinemia de Waldenstrom
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
A maioria dos fatores de risco da macroglobulinemia de Waldenstrom, como idade avançada ou gamopatia monoclonal de significado indeterminado, não pode ser alterada ou controlada, dessa maneira não há como prevenir a doença.
Algumas pesquisas sugerem que pacientes com hepatite C podem ser mais propensos a desenvolver macroglobulinemia de Waldenstrom. No momento, não existe vacina para prevenir a hepatite C, mas existem maneiras de reduzir o risco de adquiri-la, como evitar fatores de risco conhecidos, como o uso de drogas injetáveis ou sexo desprotegido com vários parceiros. A hepatite C pode ser tratada de forma eficaz em muitos casos, embora não se saiba como isso pode afetar o risco de uma pessoa desenvolver macroglobulinemia de Waldenstrom.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.