Como prevenir o câncer de bexiga
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Não existem maneiras conhecidas para prevenir o câncer de bexiga, mas o risco de muitos tipos de cânceres pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida. Veja alguns exemplos:
- Não fumar. O fumo é responsável por quase metade dos casos de câncer de bexiga.
- Limitar a exposição a substâncias químicas ocupacionais. Pessoas ocupacionalmente expostas a determinados produtos químicos podem ter um risco aumentado de câncer de bexiga. As indústrias onde esses produtos químicos são comumente utilizados incluem os fabricantes de borracha, couro, materiais de impressão, têxteis e produtos de pintura. Alguns produtos químicos encontrados em determinados corantes capilares também podem aumentar o risco, por isso é importante que cabeleireiros expostos a esses produtos sigam regras de segurança de exposição ocupacional. Algumas pesquisas sugerem que a exposição ao vapor do diesel ocupacional também pode aumentar o risco de câncer de bexiga.
- Beber bastante líquido. Existem algumas evidências de que beber muito líquido, principalmente água, pode reduzir o risco de câncer de bexiga.
- Limitar a ingestão de arsênico. O arsênico, presente na água potável, tem sido associado a um maior risco de câncer de bexiga em algumas partes do mundo. Como o arsênico se encontra de forma natural, não pode ser completamente eliminado, mas deve-se tomar providências para diminuir o máximo a exposição ao arsênico.
- Comer frutas e vegetais. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode prevenir o câncer de bexiga.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 12/03/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.