Como prevenir a leucemia linfoide aguda (LLA)
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Não está claro o que causa a maioria dos casos de leucemia linfoide aguda. O risco de muitos tipos de cânceres pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida, mas até o momento, não existem maneiras conhecidas para evitar a maioria dos casos de leucemia.
Tratar alguns outros tipos de câncer com quimioterapia ou radioterapia pode causar leucemias relacionadas com as terapias utilizadas em alguns pacientes. Os pesquisadores estão investigando como tratar esses cânceres sem aumentar esse risco. Entretanto, no momento, os benefícios do tratamento devem ser equilibrados com a baixa porcentagem de contrair leucemia anos após o término do tratamento.
Evitar substâncias químicas causadoras de câncer, como o benzeno, pode diminuir o risco de contrair a leucemia linfoide aguda. Mas a exposição ocupacional e ambiental a substâncias químicas representa apenas uma pequena porcentagem dos casos de leucemias.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 17/10/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.