Como prevenir a leucemia mieloide aguda (LMA)
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Não está claro o que causa a leucemia mieloide aguda. A maioria das pessoas que contraem leucemia mieloide aguda não têm fatores de risco conhecidos, por isso não há maneira de prevenir aa maioria dos casos de leucemia mieloide aguda.
O tabagismo é o fator de risco controlável mais significativo para a leucemia mieloide aguda, e parar de fumar reduz o risco de uma pessoa contrair a doença. É evidente que os não tabagistas são muito menos propensos do que os fumantes a desenvolver muitos outros tipos de câncer, bem como doenças cardíacas, respiratórias, acidentes vasculares e outras doenças.
O tratamento de alguns tipos de câncer com quimioterapia ou radioterapia pode provocar leucemias secundárias (pós-tratamento). Os pesquisadores estão estudando como tratar esses cânceres sem aumentar o risco de leucemia secundária.
Evitar produtos químicos cancerígenos conhecidos, como o benzeno, pode diminuir o risco de contrair a leucemia mieloide aguda. Mas, a maioria dos pesquisadores concorda que a exposição a produtos químicos ocupacionais ou ambientais representa apenas uma pequena fração dos casos de leucemia.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 21/08/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.