Como prevenir o câncer de ânus
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
A causa de muitos cânceres de ânus é desconhecida, por isso é impossível evitar completamente a doença. Mas, existem ações que você pode tomar para reduzir o risco de câncer de ânus:
- Vacinas contra HPV. As vacinas disponíveis protegem contra a infecção por HPV subtipos 16 e 18. Algumas também podem proteger contra infecções por outros subtipos de HPV, incluindo alguns que causam verrugas anais e genitais. A vacina pode ser utilizada apenas para prevenir a infecção por HPV, o que não ajuda a tratar uma infecção já existente. Essas vacinas funcionam melhor se administrada antes da pessoa iniciar sua atividade sexual.
- Tabagismo. O tabagismo é um fator de risco conhecido para o câncer de ânus. Parar de fumar reduz significativamente o risco de desenvolver a doença e muitos outros tipos de câncer.
- Tratamento do HIV. É importante que as pessoas infectadas pelo HIV façam tratamento com terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) para manter a infecção sob controle e evitar sua progressão para a AIDS. Isso também reduz o risco de infecção pelo HPV e neoplasia intraepitelial anal, o que pode ajudar a diminuir o risco de câncer de ânus.
- Uso de preservativo. Os preservativos não protegem completamente contra o HPV, porque não cobrem todas as áreas infectadas, como a pele sobre a área genital ou anal. O HPV também pode ser transmitido de uma pessoa para outra, pelo contato da pele com a área do corpo infectada pelo HPV que não está coberta pelo preservativo. Ainda assim, os preservativos fornecem alguma proteção contra o HPV, e também contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.