Como prevenir o câncer de glândulas salivares
Prevenção é o adiamento ou a eliminação de condições específicas que poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma doença por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Como a causa do câncer de glândulas salivares ainda não é conhecida, não é possível evitar a maioria dos casos da doença.
- Evitar a exposição a determinadas infecções. Certas infecções virais, como o vírus Epstein-Barr (EBV), o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o papilomavírus humano (HPV), podem estar associadas a um risco aumentado do câncer de glândulas salivares. Evitar a exposição a esses vírus pode ajuda a diminuir esse risco. Embora sejam necessárias mais pesquisas para entender a descoberta do HPV em alguns cânceres de glândulas salivares, existem vacinas disponíveis para prevenir seis cânceres relacionados ao HPV.
- Não fumar. Evitar certos fatores de risco, como tabagismo, pode aumentar ligeiramente a probabilidade de desenvolver câncer da glândula salivar, mas isso não é uma evidência. Entretanto, evitar esses fatores reduz o risco de outros cânceres mais incidentes, bem como de muitas outras doenças.
- Limitar a exposição ocupacional. Profissionais que trabalham em determinadas indústrias associadas a um risco aumentado de câncer de glândulas salivares devem tomar precauções para se proteger e diminuir seu risco.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 18/03/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.