Principais categorias do câncer de sítio primário desconhecido
Ao analisar as células cancerígenas de um câncer de sítio primário desconhecido sob o microscópio, elas costumam ser classificadas em uma das cinco categorias a seguir. Entretanto, muitos desses tumores podem ser reclassificados posteriormente, após exames mais específicos.
- Adenocarcinoma. Os adenocarcinomas se desenvolvem a partir das células glandulares e representam cerca de 60% dos casos de câncer de sítio primário desconhecido.
- Carcinoma pouco diferenciado. Quando analisado sob um microscópio, esse tipo de câncer não mostra detalhes suficientes para dizer se é carcinoma, pois suas células são muito irregulares para classificá-las. 30% dos casos de câncer de sítio primários desconhecido são carcinomas pouco diferenciados e cerca de 10% deles acabam sendo identificados como linfoma, melanoma ou sarcoma.
- Carcinoma de células escamosas. Esses tumores se parecem com as células da superfície da pele ou do revestimento de alguns órgãos.
- Neoplasia maligna pouco diferenciada. Por ter células tão irregulares, dificilmente o patologista consegue dizer o tipo de célula do órgão onde esse câncer teve origem. A maioria deles acaba sendo linfoma, sarcoma ou melanoma. Alguns, após exames mais abrangentes, são identificados como carcinomas.
- Carcinoma neuroendócrino. Esses tumores são raros e representam um pequeno número de casos de câncer de sítio primário. Começam a partir das células do sistema neuroendócrino difuso, não formam um órgão como as glândulas suprarrenais ou a tireoide. Em vez disso, estão espalhadas por outros órgãos, como esôfago, estômago, pâncreas, intestinos e pulmões.
Outros tipos
O linfoma, muitas vezes, não tem um local primário claro, mas não é considerado um câncer de sítio primário desconhecido.
Embora o sítio primário de um melanoma possa não ser claro, ele não é mais considerado câncer de primário desconhecido.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/03/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.