Estatística para câncer de nasofaringe
O câncer de nasofaringe é raro. Na maior parte do mundo, há menos de um caso para cada 100.000 pessoas a cada ano.
Esse tipo de câncer é mais incidente em determinadas partes do sul da Ásia, do Oriente Médio e do norte da África. Também é mais frequente entre os nativos do Ártico.
O risco de câncer de nasofaringe aumenta lentamente ao longo da vida, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, incluindo crianças. Em áreas onde o risco da doença é alto, como a China, a idade das pessoas diagnosticadas é entre 45 e 59 anos. Em áreas de baixo risco da doença, como os Estados Unidos, os casos podem ser vistos em jovens com idade entre 15 a 24 anos, seguido por um declínio no número de casos até outro pico em idades mais avançadas de 65 a 79 anos.
De uma forma geral, os casos de câncer de nasofaringe vêm diminuído constantemente nas últimas décadas, inclusive em regiões consideradas de alto risco. Acredita-se que esta queda possa estar relacionada às mudanças ambientais e de estilo de vida.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 01/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.