Estatística para câncer de próstata
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil 71.730 novos casos de câncer de próstata. [Instituto Nacional de Câncer, 22/03/2024].
Um em cada 8 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Mas o risco de um homem desenvolver câncer de próstata varia com a idade, raça entre outros fatores.
O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 67 anos.
O risco de câncer de próstata é maior em homens negros e naqueles com ascendência africana do que nos homens de outras raças.
O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão. A cada 44 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.
O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não irão morrer por causa dela.
A taxa de mortalidade por câncer de próstata diminuiu aproximadamente à metade entre 1993 e 2013, provavelmente devido à diagnóstico precoce e aos avanços no tratamento. Nos últimos anos, a taxa de mortalidade estabilizou, provavelmente refletindo o aumento dos casos diagnosticados em fase avançada.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.