Processo de incorporação de tecnologias na Saúde Suplementar
Nível de atuação. Federal
O que é o processo de ATS?
Como já falado anteriormente, a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde.
No entanto, o processo de ATS na Saúde Suplementar obedecem regras distintas do processo de ATS no SUS, por envolver análises de impacto orçamentário e econômico de fontes diferentes de custeio.
Na Saúde Suplementar, ocorre o que chamamos de processo de atualização da cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde, ou seja, processo de revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Esta revisão é feita periodicamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com etapas e fluxos previamente definidos, dispostos na Resolução Normativa nº 439/18, que estabelece todo esse processo.
Mas, assim como ocorre no processo de ATS no SUS, na Saúde Suplementar também é considerada a Participação social.
Uma das principais novidades trazidas pela Resolução Normativa nº 439/18 é a ampliação da participação social no pleito por incorporações.
Isso é feito por meio de um formulário específico, o FormRol, que é disponibilizado no portal da ANS, para toda a sociedade, sempre no início dos ciclos de atualização do Rol.
Até então, as demandas de alteração do Rol eram encaminhadas apenas pelos membros do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde - Cosaúde.
Agora, toda a sociedade poderá participar em dois momentos: na fase inicial, mediante submissão de proposta de atualização do Rol, e, posteriormente, na habitual consulta pública que precede a publicação da nova lista de coberturas obrigatórias.
Vale destacar que a análise das propostas é respaldada por estudos realizados por técnicos da ANS ou por entidades públicas ou privadas, por meio de acordos de cooperação técnica.
- Me Guia
- Participação na atualização do Rol de Procedimentos da ANS
- Participação no plenário da Conitec
- Participação por meio de enquetes da Conitec
- Participação por meio de audiências públicas da Conitec
- Participação por meio de consultas públicas da Conitec
- Processo de incorporação de tecnologias no SUS
- Ouvidoria do Senado Federal
- Disque-Câmara
- Lei de Acesso à Informação
- Consultas Públicas
- Audiências Públicas
- Agência Nacional de Saúde Suplementar
- Imprensa
- ONGs de Defesa de Direitos dos Pacientes
- Poder Legislativo e Tribunal de Contas
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- Conselhos de Fiscalização Profissional
- Ouvidorias da Saúde
- Gestores de Serviços de Saúde
- Conselho Nacional de Justiça
- Ministério Público
- Conferência e Conselhos de Saúde
- Participação Social na Saúde Pública e Suplementar
- Participação