Protocolos Clínicos para Câncer em Adultos Jovens
Os protocolos clínicos são estudos de pesquisa cuidadosamente controlados realizados com pacientes que se voluntariam para participar. São feitos para aprender mais sobre novos tratamentos ou procedimentos.
Os protocolos clínicos são uma forma de se obter um tratamento de ponta para o câncer. Às vezes, eles podem ser a única maneira de ter acesso a alguns tratamentos mais recentes. Eles também são o único meio para que os médicos aprendam as melhores formas para tratar a doença. Ainda assim, eles não são adequados para todos os pacientes.
Os centros de câncer infantil muitas vezes realizam vários ensaios clínicos e boa parte das crianças tratadas nesses centros participa de um ensaio clínico como parte de seu tratamento. Essa é uma das razões pelas quais houveram grandes progressos no tratamento de muitos cânceres infantis nas últimas décadas.
Em geral, os adultos são menos propensos a participar de ensaios clínicos, e os adultos jovens tendem a ter as menores taxas de adesão de qualquer faixa etária. Existem muitas razões para isso, incluindo os diferentes tipos de câncer e esquemas de tratamento, falta de conhecimento sobre estudos clínicos (dos médicos, pacientes e familiares), relutância do paciente/família para entrar num estudo clínico e questões financeiras. Infelizmente, muitos especialistas acreditam que essa baixa adesão aos estudos clínicos é uma das principais razões para a falta de progresso no tratamento de câncer em adultos jovens.
Se você gostaria de saber mais sobre os protocolos clínicos, converse com seu médico sobre o assunto e se informe sobre estudos abertos para o seu caso. Para saber quais protocolos de pesquisa estão recrutando, você também pode acessar nossa seção Pesquisa Clínica.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.