Prova da função pulmonar para câncer de pulmão
A prova de função pulmonar é realizada após o diagnóstico do câncer de pulmão para avaliar a parte funcional dos pulmões. Esse exame permite que o médico decida se a cirurgia é (ou não) uma opção de tratamento e a quantidade de pulmão que pode ser removida com segurança. Alguns pacientes com função pulmonar alterada, devido aos danos provocados pelo consumo de tabaco, não tem reserva respiratória suficiente para suportar a retirada de uma parte de um pulmão. Ou seja fornece informação ao cirurgião para realizar uma cirurgia avaliando ao mesmo tempo a quantidade de pulmão que pode ser removido com segurança.
Existem diferentes tipos de provas da função pulmonar, mas basicamente todos os pacientes têm que inalar e exalar através de um tubo ligado a uma máquina que mede o fluxo de ar. Às vezes, as provas de função pulmonar são acompanhadas de um teste chamado gasometria arterial. Nesse exame, o sangue é retirado de uma artéria, geralmente do pulso, para medir a quantidade de oxigênio e de dióxido de carbono circulante.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 15/08/2022, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Diagnóstico precoce do câncer de pulmão
- Taxa de sobrevida para câncer de pulmão
- Análise das amostras de biópsia do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de pequenas células
- Nódulos pulmonares
- Exames para diagnosticar câncer de pulmão disseminado no tórax
- Exames de imagem para câncer de pulmão
- Sinais e sintomas do câncer de pulmão
- Estadiamento do câncer de pulmão de não pequenas células
- Biópsia para diagnóstico do câncer de pulmão