Quais exames devo fazer?
Os exames médicos não servem apenas para diagnosticar encontrar o que tem de errado com nossa saúde quando os sintomas aparecem. Eles também são grandes aliados na rotina, tendo um papel importante nos cuidados preventivos de saúde.
Pessoas que visitam o médico regularmente e realizam exames de rotina têm mais chances de receber um diagnóstico precoce, seja de um câncer ou qualquer outra condição médica, o que contribui para melhores resultados nos tratamentos, se necessários, e uma vida mais longa e com mais qualidade.
Os exames de rotina também permitem que os médicos comparem os resultados ao longo do tempo, aumentando as chances de que um problema em potencial possa ser prevenido com a receita de medicamentos ou mudanças no estilo de vida.
Nesta página
Exames que preciso incluir na rotina
Para a maioria dos adultos, o cronograma de exames recomendado inclui exames laboratoriais e físicos regulares, que podem ser usados para detectar diversas doenças ao verificar a função renal (urina), hormônios da tireóide, níveis de glicose, colesterol e triglicérides, entre outros. Além disso, exames para checar a pele, a pressão arterial, exames oftalmológicos e triagem de doenças sexualmente transmissíveis também podem entrar nas recomendações de testes de rotina.
Muitos desses pontos podem ser verificados com um simples exame de sangue, outros podem precisar de um profissional da saúde específico, como os oftalmológicos. Além desses, alguns exames de imagem também podem entrar no seu calendário. Por exemplo, ultrassons são úteis para avaliar a saúde de órgãos internos.
Entretanto, é importante manter, pelo menos, as visitas regulares ao médico. O profissional é o mais indicado para delimitar quais são os exames que precisam entrar na sua rotina e quais não são necessários.
O tipo de exames que serão recomendados podem mudar à medida que você envelhece e dependem de seu histórico médico pessoal e familiar, bem como se você possui fatores de risco para certas doenças.
Por exemplo, a maioria dos jovens adultos não precisa de uma colonoscopia regular, mas se houver histórico familiar de pólipos ou câncer de cólon, os médicos podem recomendar que esse exame faça parte de seus cuidados de saúde periódicos.
Fora isso, também existem exames adicionais específicos para a saúde dos homens ou para a saúde das mulheres que também devem entrar nos cuidados preventivos de saúde a partir da recomendação médica.
Exames de rotina para mulheres
Para o público feminino, alguns exames específicos podem ser solicitados pela equipe médica que levarão em conta a idade, o histórico familiar e as queixas de cada paciente.
20 - 30 anos
Para mulheres até os 30 anos, além dos exames laboratoriais, um dos principais exames que são solicitados rotineiramente é o Papanicolau. Este exame tem como objetivo rastrear o câncer de colo de útero, que atinge cerca de 17 mil mulheres por ano no Brasil (INCA).
31 - 45 anos
Nessa faixa etária, os exames de mamografia, colonoscopia e eletrocardiograma podem ser incluídos na receita de rotina.
A recomendação para o exame de mamografia, por exemplo, que é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama, é que ele seja feito uma vez ao ano a partir dos 40 anos para mulheres saudáveis, que não apresentam alterações nas mamas e não possuem histórico familiar desse tipo de câncer. Se o seu caso for diferente, converse com seu médico para saber qual seria a melhor frequência para a realização do exame.
Já a colonoscopia deve ser realizada a cada cinco anos a partir dos 45 para mulheres saudáveis e sem histórico familiar (parentesco de 1º grau) para doenças intestinais, como o câncer colorretal. A frequência recomendada pode mudar se você apresentar sintomas, por isso, não deixe de checar com seu médico
Veja mais sobre o câncer colorretal
Além desses, também é recomendado que mulheres entre 31 e 45 anos realizem um eletrocardiograma, usado para verificar a saúde do coração e sistema cardiovascular, pelo menos uma vez durante esse período.
Mais de 46 anos
A partir dos 46 anos, os exames de papanicolau, mamografia e eletrocardiograma devem ser realizados anualmente, independentemente de sintomas ou histórico familiar.
A colonoscopia mantém sua recomendação de uma vez a cada 5 anos para mulheres sem histórico de doenças intestinais.
Fumantes 50+
Para mulheres acima dos 50 anos que têm histórico de tabagismo, exames adicionais podem ser recomendados para o cuidado com a saúde anual.
Para mulheres que fumam mais de um maço por dia ou deixaram de fumar há menos de 15 anos, a tomografia computadorizada de tórax pode ser recomendada para o rastreamento do câncer de pulmão.
Além da tomografia, exames bucais também precisam entrar na rotina devido ao aumento do risco de câncer na boca, principalmente se o paciente se queixa de feridas na boca que não cicatrizam ou nódulos. Consulte seu dentista de confiança para saber qual a frequência recomendada para um check-up bucal.
Exames de rotina para homens
Para os homens jovens, abaixo dos 45 anos, os exames recomendados para o check-up médico consistem, em sua maioria, nos testes laboratoriais e físicos. Fora esses, o médico irá considerar o seu histórico pessoal e familiar, assim como qualquer sintoma que esteja sentindo no momento da consulta, podendo solicitar exames complementares.
Entretanto, os homens também contam com alguns exames específicos que devem ser feitos com certa frequência a partir de determinada idade para o cuidado preventivo com a saúde.
45 anos ou mais
A partir dos 45 anos, homens que têm familiares próximos com diagnóstico de câncer de próstata devem incluir exames de rastreamento para a doença, como os exames do antígeno prostático específico (PSA), no check-up médico anual. Para os que não contam com esse histórico familiar, o rastreamento pode começar a ser feito a partir dos 50 anos.
Assim como as mulheres, também é recomendado a homens a partir dos 45 anos a inclusão da colonoscopia nos exames de rotina para o rastreamento do câncer colorretal. Aqui, o histórico familiar também pode fazer com que esse rastreamento comece mais cedo. Se você tem um parente próximo com diagnóstico de câncer no intestino, converse com seu médico sobre a colonoscopia.
Fumantes 50+
Para homens acima dos 50 anos que têm histórico de tabagismo, exames adicionais podem ser recomendados para o cuidado preventivo.
Para os que fumam mais de um maço por dia ou deixaram de fumar há menos de 15 anos, a tomografia computadorizada de tórax pode ser recomendada para o rastreamento do câncer de pulmão.
Além da tomografia, exames bucais também precisam entrar na rotina devido ao aumento do risco de câncer na boca, principalmente se o paciente se queixa de feridas na boca que não cicatrizam ou nódulos. Consulte seu dentista de confiança para saber qual a frequência recomendada para um check-up bucal.
Conteúdo produzido pela equipe do Instituto Oncoguia