Quimioterapia para Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular
Quimioterapia é o uso de medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais, por via intravenosa ou via oral. Em contraste com a quimioterapia tópica, a quimioterapia sistêmica ataca as células cancerígenas que se disseminaram para os linfonodos e outros órgãos.
Se o carcinoma de células escamosas se disseminou, a quimioterapia pode ser uma opção, embora um medicamento imunoterápico possa ser usado inicialmente.
Os medicamentos quimioterápicos utilizados são a cisplatina e o 5-fluorouracil, que são administrados por via intravenosa, geralmente uma vez por semana. Muitas vezes podem retardar a disseminação da doença e aliviar alguns sintomas. Em alguns casos podem reduzir o tamanho dos tumores de modo que outros tratamentos, como cirurgia ou radioterapia possam ser realizados.
O carcinoma basocelular raramente atinge um estágio avançado, de modo que a quimioterapia sistêmica não é normalmente indicada para tratar este tipo de câncer. O carcinoma basocelular avançado é mais propenso a ser tratado com terapia-alvo.
Possíveis efeitos colaterais
Os medicamentos quimioterápicos atacam as células que se dividem rapidamente, por isso são utilizados no tratamento do câncer. Entretanto, outras células do corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca e dos intestinos, e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente, por isso são também suscetíveis de serem afetadas pela quimioterapia, levando a alguns efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do paciente, dos quimioterápicos utilizados, da dose administrada e do tempo de tratamento, podendo incluir:
- Perda de cabelo.
- Inflamações na boca.
- Perda de apetite.
- Náuseas e vômitos.
- Diarreia ou constipação.
- Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
- Hematomas ou hemorragias, devido a diminuição das plaquetas.
- Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.
Esses efeitos colaterais geralmente tendem a desaparecer com o término do tratamento.
Existem maneiras para reduzir estes efeitos colaterais, por exemplo, podem ser administrados medicamentos para ajudar a prevenir ou reduzir as náuseas e vômitos. Não hesite em discutir quaisquer questões sobre os efeitos colaterais com o seu médico.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA, acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 26/07/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Imunoterapia para Câncer de Pele Espinocelular Avançado
- Terapia-alvo para Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular
- Tratamento da Queratose Actínica e Doença de Bowen
- Tratamento do Carcinoma Espinocelular da Pele
- Tratamento do Carcinoma Basocelular
- Radioterapia para Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular
- Tratamento Local para Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular
- Cirurgia para Câncer de Pele Basocelular e Espinocelular