Quimioterapia para macroglobulinemia de Waldenstrom
A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas senão também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa ou por via oral.
A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.
Muitos tipos de medicamentos quimioterápicos podem ser usados para no tratamento da macroglobulinemia de Waldenstrom. Eles podem ser administrados sozinhos ou combinados com outros tratamentos.
Agentes alquilantes
- Ciclofosfamida.
- Bendamustina.
Análogos de Purina
- Fludarabina.
- Cladribina.
Corticosteroides
- Prednisona.
- Dexametasona.
Outros Medicamentos
- Vincristina.
- Doxorrubicina.
Os medicamentos quimioterápicos podem ser usados sozinhos ou combinados com outros medicamentos, como terapias-alvo ou imunoterápicos.
Possíveis efeitos colaterais
Os medicamentos quimioterápicos atacam as células que se dividem rapidamente, razão pela qual agem sobre as células cancerígenas. Mas outras células no corpo, como as da medula óssea, revestimento da boca, dos intestinos e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente, e são susceptíveis de serem afetadas pela quimioterapia, o que pode provocar efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos colaterais mais frequentes incluem:
- Náuseas e vômitos.
- Perda de apetite.
- Perda de cabelo.
- Feridas na boca.
- Diarreia ou constipação.
- Infecções, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
- Hemorragias ou hematomas, devido a diminuição das plaquetas.
- Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.
Outros efeitos colaterais podem ser observados com determinados medicamentos. Por exemplo, a doxorrubicina pode provocar problemas cardíacos. Os corticosteroides podem provocar problemas para dormir e aumento do apetite.
No entanto, os efeitos colaterais são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento. Converse com seu médico sobre os efeitos que você está apresentando,, pois, muitas vezes, pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar esses efeitos.
Efeitos colaterais de longo prazo
Alguns medicamentos quimioterápicos provocam efeitos colaterais de longo prazo, que podem afetar quase qualquer parte do corpo. Uma das mais importantes complicações da quimioterapia é a possibilidade do desenvolvimento de leucemia posterior ao tratamento. Ela afeta uma porcentagem muito pequena de pacientes, mas é mais frequente em pacientes que tomam agentes como a fludarabina ou agentes alquilantes.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Quimioterapia.
Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.
Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 19/07/2018, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.
- Terapia-alvo para macroglobulinemia de Waldenstrom
- Quando tratar pacientes com macroglobulinemia de Waldenstrom
- Radioterapia para macroglobulinemia de Waldenstrom
- Transplante de células-tronco para macroglobulinemia de Waldenstrom
- Plasmaferese no tratamento de macroglobulinemia de Waldenstrom
- Imunoterapia para macroglobulinemia de Waldenstrom