Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Radioterapia para câncer de pulmão de pequenas células

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão

O tratamento radioterápico utiliza de radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células tumorais anormais.     

Para o CPPC, a radioterapia pode ser usada em determinados casos, como:

  • Estágio limitado. Em combinação com a quimioterapia para tratar o tumor e os linfonodos do tórax. Esse tratamento combinado é denominado quimioirradiação.
  • Estágio extenso. Após o término da quimioterapia para pacientes com doença em estágio extenso ou pode ser usada para aqueles com doença em estágio limitado que têm dificuldade em receber quimioterapia e radioterapia simultaneamente..
  • Irradiação craniana profilática. Em alguns, para reduzir o risco de metástase cerebral, é irradiado no cérebro, denominada irradiação craniana profilática. Isso é mais usado para tratar pessoas em estágio limitado da doença, mas também pode ajudar alguns pacientes em estágio extenso.
  • Cuidados paliativos. Para aliviar sintomas relacionados ao câncer, como dor, sangramento, dificuldade para engolir, tosse, falta de ar ou complicações pela disseminação da doença para outros órgãos, como cérebro ou ossos.

Tipos de radioterapia

Os tipos mais comuns de radioterapia para tratar o câncer de pulmão de pequenas células é a radioterapia externa, que aplica uma determinada dose de radiação no tumor a uma certa distância. O tratamento é indolor e se assemelha a uma radiografia. Cada sessão dura poucos minutos, mas o tempo de posicionamento pode ser mais longo. Geralmente, a radioterapia é administrada em frações diárias (doses), cinco dias por semana, por três a sete semanas.      

As novas técnicas de radioterapia com feixes externos permitem um tratamento com mais precisão, com uma menor exposição dos tecidos saudáveis próximos às radiações. Essas técnicas incluem:

  • Radioterapia conformacional tridimensional. Baseada no planejamento tridimensional, concentra a radiação na área afetada e reduz a exposição de tecidos saudáveis próximos. Essa técnica melhora a eficácia do tratamento, diminui os efeitos colaterais e promove melhor qualidade de vida dos pacientes.
  • Radioterapia de intensidade modulada (IMRT). É uma forma de radioterapia tridimensional, na qual o equipamento se move em torno do paciente, enquanto libera a radiação. Essa técnica é usada na maioria das vezes, para tumores localizados próximos a estruturas importantes, como a medula espinhal. Uma variação da IMRT é a arcoterapia volumétrica modulada (VMAT), que consiste em um tratamento em arco volumétrico que proporciona uma distribuição de dose 3D precisa com uma única rotação de 360 graus do equipamento em torno do volume alvo. 
  • Radioterapia conformacional quadridimensional. Permite visualizar a localização do tumor em movimento durante o ciclo respiratório, ao contrário de tomografia computadorizada, que mostra imagens estáticas. Essa técnica é útil para avaliar a possibilidade de cirurgia em casos de tumores que invadem estruturas importantes no tórax, o que é útil para determinar se um paciente é elegível (ou não) para a cirurgia.
  • Radioterapia estereotáxica. Indicada para tratar cânceres de pulmão em estágios iniciais, quando a cirurgia não é uma opção devido a outros condições de saúde do paciente. Administra altas doses de radiação, a partir de vários ângulos, diretamente no volume alvo.
  • Radiocirurgia estereotáxica. É um tipo de radioterapia estereotáxica, que realiza aplicação altamente precisa de radiação, em apenas uma única sessão, para tratar tumores cerebrais. Usa um tipo de capacete especial, que mantém a cabeça na posição correta durante o tratamento, minimizando a exposição de tecidos saudáveis ao redor do tumor. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da radioterapia dependem do local que é irradiado e da dose administrada, podendo incluir: 

  • Lesões na pele, na área irradiada.
  • Perda de cabelo, na área irradiada.
  • Fadiga.
  • Náuseas e vômitos.
  • Perda de apetite e de peso.

Muitas vezes, esses efeitos desaparecem após o término do tratamento. Quando a radiação é administrada junto com a quimioterapia, esses efeitos podem ser muito mais intensos.

Efeitos colaterais específicos:

  • Região torácica. A radioterapia na região do tórax pode causar lesões nos pulmões, resultando em tosse, problemas respiratórios e falta de ar. Esses sintomas geralmente melhoram após o término do tratamento, embora às vezes possam não desaparecer completamente.
  • Esôfago. A exposição à radiação no esôfago, que está localizado no centro do tórax, pode provocar dor de garganta e dificuldade para engolir, tornando difícil ingerir alimentos sólidos. Mas melhora paulatinamente após o término do tratamento.

A radioterapia em grandes áreas do cérebro, às vezes, pode provocar perda de memória, fadiga, dores de cabeça ou problemas de concentração. Geralmente, esses sintomas são menores em comparação com aqueles provocados por metástases cerebrais, mas podem afetar a qualidade de vida do paciente.

Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Radioterapia.

Para saber mais sobre alguns dos efeitos colaterais listados aqui e como gerenciá-los, consulte nosso conteúdo Efeitos Colaterais do Tratamento.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 29/01/2024, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Este conteúdo ajudou você?

Avaliação do Portal

1. O conteúdo que acaba de ler esclareceu suas dúvidas?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
2. De 1 a 5, qual a sua nota para o portal?
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
3. Com a relação a nossa linguagem:
Péssimo O conteúdo ficou muito abaixo das minhas expectativas. Ruim Ainda fiquei com algumas dúvidas. Neutro Não fiquei satisfeito e nem insatisfeito. Bom O conteúdo esclareceu minhas dúvidas. Excelente O conteúdo superou todas as minhas expectativas.
4. Como você encontrou o nosso portal?
5. Ter o conteúdo da página com áudio ajudou você?
Esse site é protegido pelo reCAPTCHA e a política de privacidade e os termos de serviço do Google podem ser aplicados.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho