Rastreamento do Câncer em Adolescentes
O rastreamento engloba uma série de procedimentos eficazes para o diagnóstico de doenças, como o câncer, em fase inicial, ou mesmo numa fase pré-maligna, em pessoas que não têm nenhum sintoma. Os cânceres não são comuns entre os 15 e 19 anos, de modo que não existem exames de rastreamento amplamente recomendados para diagnosticar a doença em pessoas nessa faixa etária e que não pertencem a um grupo de risco.
Algumas pessoas têm um risco aumentado de desenvolver determinados tipos de câncer em função de seu histórico familiar ou devido a alterações genéticas específicas herdadas. Esses fatores podem aumentar o risco de câncer, por exemplo, câncer de pele melanoma, colorretal, tireoide ou outros tipos. Essas pessoas podem precisar de determinados cuidados, exames regulares ou iniciar os exames de rastreamento mais precocemente para diagnosticar possíveis sinais de câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 16/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.