Rastreamento para Câncer em Adultos Jovens
O rastreamento engloba uma série de procedimentos eficazes para o diagnóstico de doenças, como o câncer, em pessoas assintomáticas. Os cânceres são menos frequentes entre os 20 e 39 anos, de modo que não existem exames de rastreamento amplamente recomendados para diagnosticar a doença em pessoas nessa faixa etária e que não pertencem a um grupo de risco.
O risco de câncer de colo do útero aumenta entre os 20 e 30 anos, de modo que se recomenda que as mulheres façam o exame de Papanicolaou a partir do início de sua atividade sexual.
As mulheres devem ser orientadas sobre como suas mamas normalmente são, e que frente a qualquer alteração devem procurar seu médico. A maioria dos médicos não recomenda que as mulheres façam mamografias ou outros exames de imagem da mama antes dos 40 anos, a menos que pertençam a um grupo de risco ou tenham um forte histórico familiar.
Alguns tipos de câncer podem ser diagnosticados durante o exame físico numa consulta de rotina. Recomenda-se que homens e mulheres com idades a partir de 20 anos realizem exames para câncer de tireoide, testículos, ovários, boca, garganta e pele durante suas consultas médicas de rotina.
Algumas pessoas têm um risco aumentado de desenvolver determinados tipos de câncer em função de seu histórico familiar ou devido a alterações genéticas específicas herdadas. Esses fatores podem aumentar o risco de câncer, como o de pele melanoma, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de tireoide entre outros. Essas pessoas podem precisar de exames regulares ou começar a realizar exames de rastreamento mais precocemente para diagnosticar um câncer. Converse com seu médico sobre o seu risco e quais os exames são indicados para você e o momento de realizar esses exames.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 24/10/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.