Sarcomas de partes moles benignos
Os principais tumores benignos que podem ocorrer nos tecidos moles são:
- Elastofibromas. Tumor benigno do tecido fibroso.
- Fibromas. Tumor benigno de tecido fibroso.
- Histiocitoma fibroso. Tumor benigno de tecido fibroso
- Tumores glômicos. Tumores benignos que ocorrem perto dos vasos sanguíneos.
- Tumores de células granulares. Tumores benignos que ocorrem frequentemente na língua, mas podem ser encontrados em praticamente qualquer lugar no corpo.
- Hemangiomas. Tumores benignos dos vasos sanguíneos.
- Hibernomas. Tumores benignos do tecido adiposo.
- Lipomas. Tumores benignos muito frequentes do tecido adiposo.
- Leiomiomas. Tumores benignos do músculo liso que podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes nas paredes do útero, onde são conhecidos como miomas.
- Lipoblastomas. Tumores benignos do tecido gorduroso mais frequente em crianças.
- Linfangiomas. Tumores benignos dos vasos linfáticos.
- Mixoma. É um tumor benigno que, geralmente, está localizado nos músculos, mas não se inicia a partir das células musculares.
- Neurofibromas. Tumores benignos do tecido nervoso. Neurofibromas são muito frequentes em pessoas com uma condição chamada neurofibromatose herdada (também chamada de doença de von Recklinghausen), e são muito menos frequentes em pessoas sem essa condição.
- Neuromas. Tumores benignos dos nervos, que podem ser dolorosos.
- PEComa. É uma família de tumores formados por células anormais denominadas células epiteliais perivasculares. Embora a maioria destes tumores seja benigna, alguns PEComas são malignos. Os PEComas mais frequentes são o angiomiolipoma e a linfangioleiomiomatose. O angiomiolipoma é um tumor benigno que afeta os rins. A linfangioleiomiomatose é uma doença na qual as células tumorais crescem para dentro do tecido pulmonar e interferem com a função respiratória, afetando mais frequentemente mulheres.
- Rabdomiomas. Tumores benignos do músculo esquelético e do coração.
- Schwannomas. Tumores benignos que se desenvolvem a partir das células que revestem os nervos.
- Tumor tenossinovial de células gigantes. Também denominado tenossinovite nodular, um tumor benigno do tecido articular.
Tumores de células fusiformes
Os tumores de células fusiformes e sarcoma de células fusiformes são nomeados com base em sua aparência sob o microscópio. O tumor de células fusiformes não tem um diagnóstico específico ou é um tipo específico de câncer. O tumor pode ser um sarcoma ou sarcomatoide, o que significa outro tipo de tumor que se parece com um sarcoma sob o microscópio.
Condições similares aos tumores de partes moles
Algumas condições das partes moles são provocadas por inflamação ou lesão e podem formar uma massa semelhante a um tumor. Ao contrário de um verdadeiro tumor, eles não vêm de uma única célula anormal, têm capacidade limitada para crescer ou se espalhar para os tecidos vizinhos, e nunca se disseminam por meio da corrente sanguínea ou do sistema linfático. A fasceíte nodular e a miosite ossificante são dois exemplos que envolvem tecidos sob a pele e os tecidos musculares, respectivamente.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 23/11/2021, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.