Lidando com a ansiedade durante a pandemia do coronavírus
O diagnóstico de câncer geralmente afeta a saúde emocional de pacientes, familiares e cuidadores. A atual pandemia de coronavírus pode aumentar ainda mais a preocupação dos pacientes com câncer, pois eles tentam se manter saudáveis, encontrar e acompanhar as informações que são atualizadas a cada instante e se adaptar às novas rotinas de trabalho, escola e família.
É muito importante que os pacientes oncológicos tomem medidas preventivas para diminuir sua exposição ao coronavírus, mas também precisam cuidar do seu bem-estar emocional e mental.
Esse bem-estar é definido como um pensamento positivo, um se sentir bem e estar satisfeito com a vida, embora isso seja diferente para cada pessoa. Um nível elevado de “bem-estar” está associado a um menor risco de desenvolver uma doença, uma recuperação mais rápida e um sistema imunológico que funciona e responde melhor.
Sentimentos e reações podem mudar com frequência em tempos difíceis, e permanecer positivo pode ajudar a proteger seu estado de saúde geral. Existem coisas que você pode fazer para ajudar a lidar com situações estressantes e ter uma boa sensação de bem-estar, mesmo se você estiver em casa. Abaixo, relacionamos algumas dicas de bem-estar emocional:
- Passe algum tempo com a família e os amigos. Enquanto você se encontra em distanciamento social, isso pode significar envio de mais mensagens, telefonemas e chamadas de vídeo. Procure e participe também de grupos de suporte on-line.
- Mantenha uma boa perspectiva, desenvolva hábitos saudáveis e concentre-se nas experiências positivas de sua vida.
- Pratique atividade física e mantenha uma dieta saudável.
- Durma e descanse suficientemente, revisite seus livros favoritos, sites, aplicativos e vídeos que podem ajudá-lo a relaxar.
- Encontre maneiras para se distrair, como conversar com pessoas otimistas, jogar e assistir filmes.
- Aproveite o momento para colocar as coisas de casa em ordem, experimente preparar novas receitas ou organizar os armários.
- Concentre-se no seu lado espiritual lendo, participando de discussões on-line ou em comunhão com a natureza, escrevendo um diário, meditando ou criando arte.
Se você acredita que não é capaz de se sentir feliz, procure ajuda profissional. Não hesite em conversar com seu médico quando se sentir angustiado, e, se necessário, solicite a indicação de um psicólogo que possa lhe ajudar nesse momento. Lembre-se que cada pessoa é diferente e seu médico pode ajudá-lo a encontrar a melhor ação a ser tomada com base em sua situação atual.
Fonte: American Cancer Society (16/03/2020)