Segundo câncer após o câncer de primário desconhecido
Pacientes que tiveram câncer enfrentam uma série de desafios de saúde, e uma das maiores preocupações é a possibilidade de a doença retornar, conhecida como recidiva. Além disso, esses pacientes podem desenvolver um novo tipo de câncer, chamado segundo câncer primário.
Na verdade, certos tipos de câncer e seus tratamentos podem aumentar o risco de um segundo tipo de câncer. Como a origem do novo câncer não é conhecido, qualquer tipo de segundo câncer pode surgir.
Acompanhamento após o término do tratamento
Após o término do tratamento, é muito importante que o paciente faça consultas regulares com seu médico para monitorar sinais de possíveis recidivas ou disseminação da doença. Como não existem recomendações específicas de exames para a detecção precoce para pessoas assintomáticas informe ao médico sobre quaisquer novos sintomas ou problemas que possam surgir, pois eles podem indicar uma recidiva ou um segundo tipo de câncer.
Fumar é um fator de risco significativo para muitos tipos cânceres, e os riscos de de um segundo câncer é maior entre pacientes que continuam fumando. Portanto, é altamente recomendável que os pacientes abandonem o hábito fumar!
Para ajudar a manter a boa saúde, os pacientes também devem:
- Atingir e manter um peso saudável.
- Adotar um estilo de vida fisicamente ativo.
- Consumir uma dieta saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
- Evitar ou limitar o consumo de álcool.
Essas ações também podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.