Risco de um segundo câncer após o câncer de ovário
As mulheres que tiveram câncer de ovário podem ser acometidas por uma série de problemas de saúde, mas muitas vezes a sua maior preocupação é enfrentar o câncer novamente. Se o câncer volta após o tratamento é chamado recidiva. Mas algumas mulheres que tiveram a doença podem desenvolver um novo câncer. Isso é chamado de segundo câncer primário.
Infelizmente, ter sido tratada contra o câncer de ovário não significa que você não pode ter um novo câncer. Na verdade, as mulheres que tiveram câncer de ovário podem ter os mesmos tipos de câncer que outras mulheres.
As mulheres que tiveram câncer de ovário podem ter qualquer tipo de segundo câncer, mas têm um risco aumentado para:
- Câncer cólon
- Câncer de reto.
- Câncer de intestino delgado.
- Câncer de pelve renal
- Câncer de mama.
- Câncer de bexiga.
- Câncer de via biliar.
- Melanoma ocular.
- Leucemia mieloide aguda.
As mulheres tratadas com radioterapia também têm um risco aumentado para sarcoma de partes moles e, possivelmente, câncer de pâncreas.
O aumento do risco de leucemia está relacionado ao tratamento quimioterápico. Os principais medicamentos associados ao risco de leucemia são os agentes com platina (como cisplatina e carboplatina) e aos agentes alquilantes (como a ciclofosfamida e a ifosfamida). Esse risco aumenta à medida que a dose total desses medicamentos aumenta, mas o risco global é baixo.
Os fatores genéticos que podem causar o câncer de ovário também podem aumentar o risco de câncer de mama e de câncer colorretal. Por exemplo, mulheres com mutações nos genes BRCA têm um risco aumentado para câncer de ovário e câncer de mama, bem como para outros tipos de câncer. As mulheres com síndrome de Lynch, também conhecida como câncer colorretal hereditário sem polipose, têm um risco aumentado de câncer de cólon, câncer de reto, câncer de intestino delgado e câncer de pelve renal, bem como câncer de ovário e outros tipos.
Outros fatores de risco para câncer de ovário e câncer de mama que se sobrepõem também ajudam a explicar alguns dos maiores riscos do câncer de mama em pacientes que tiveram câncer de ovário.
Estudos mostraram que o risco de desenvolver tumores sólidos é maior durante os períodos de acompanhamento após o câncer de ovário.
Posso diminuir o risco de contrair um segundo câncer?
Existem etapas que você pode seguir para reduzir seu risco e permanecer o mais saudável possível. Por exemplo, pacientes que tiveram câncer de ovário devem evitar consumir produtos de tabaco. Fumar aumenta o risco de muitos tipos de câncer.
Para ajudar a manter a boa saúde, as pacientes também devem:
- Atingir e manter um peso saudável.
- Adotar um estilo de vida fisicamente ativo.
- Consumir uma dieta saudável, com ênfase em alimentos de origem vegetal.
- Limitar o consumo de álcool.
Essas ações também podem reduzir o risco de outros tipos de câncer.
Para saber mais, consulte nosso conteúdo sobre Risco de desenvolver um segundo câncer.
Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 09/06/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.